Um presente de Páscoa para a humanidade
- Fabio Monteiro
- 4. Apr. 2021
- 2 Min. Lesezeit

DPA-AKG-images
Desde anteontem, 2 de abril de 2021, está na internet o site ARD-Klassik.
ARD é a abreviação de um nome tão longo quanto complicado: Arbeitsgemeinschaft der öffentlich-rechtlichen Rundfunkanstalten der Bundesrepublik Deutschland. Tradução resumida: União das Emissoras Estatais Alemãs de Rádio e TV. Por trás desse nome burocrático estão não só as rádios e emissoras com seus programas também online, como também – e principalmente, eu diria – uma série de orquestras e coros em praticamente cada estado da federação alemã, em atividade desde 1950.
Por uma iniciativa das emissoras da Baviera (Bayrischer Rundfunk) e de Baden-Württemberg (Südwestrundfunk), no Sul da Alemanha, resolveu a ARD colocar na net o melhor de sua produção musical em mais de 70 anos de atividades. Tudo de graça para os internautas, e com a melhor qualidade técnica possível. São concertos, óperas, músicas para filme e para crianças, documentários, áudios, entrevistas etc. Com um conteúdo em diversas seções (Obras, Astros, etc.) a ser atualizado constantemente. As primeiras orquestras e coros participantes desse projeto são:
Na Baviera: BR-Orquestra da Rádio de Munique, BR-Orquestra Sinfônica, BR-Coro
Em Baden-Württemberg: SWR-Orquestra Sinfônica
No Hesse: Hesse-Orquestra Sinfônica
Na Renânia-Westfália: WDR-Orquestra da Rádio, WDR-Orquestra Sinfônica
No Norte da Alemanha: NDR-Orquestra da Rádio, NDR-Filarmônica do Elba
No Leste da Alemanha: MDR-Orquestra Sinfônica
Por que um presente desses? Por duas razões: primeiro porque, com a pandemia, é impossível assistir a concertos normais, e as emissoras se sentem na obrigação de fornecer o que elas têm de melhor ao contribuinte. E a segunda razão está implícita na primeira: as emissoras são estatais, e sinalizam, com esta iniciativa, a importância de um trabalho que nenhuma iniciativa privada pode fornecer. Porque é uma tarefa que visa instruir, e não necessariamente lucrar.
Comments