top of page

O mistério da Boa Morte

  • Autorenbild: Fabio Monteiro
    Fabio Monteiro
  • 9. Apr. 2023
  • 2 Min. Lesezeit

Faz algum tempo, o filatelista paulista Claudio Coelho descobrira um carimbo de BOA MORTE, sobre uma emissão Barba-Preta denteada:

Col. Claudio Coelho


O carimbo não está completo, mas é claro o suficiente para não deixar dúvidas. Em torno de 1870, o lugar mais provável, com esse nome, para ter uma agência postal pelo Brasil afora era S. José da Boa Morte, com cerca de 5 mil habitantes na província do Rio de Janeiro.

Villiers de l’Ile Adam: Carta (...) da Provincia do Rio de Janeiro, 1850


São José da Boa Morte foi uma freguesia no município de Santo Antônio de Sá a partir de 1837, localizada a cerca de 100 km ao nordeste do Rio de Janeiro. Naquela época, Santo Antônio de Sá já estava em declínio devido a uma longa e devastadora epidemia de malária. Após a extinção desse município em novembro de 1868 (segundo informa agenciaspostais.com.br), São José passou para o então fundado município de Sant'Anna de Macacu, que foi chamado de Sant'Anna de Japuíba a partir de dezembro de 1898. Desde março de 1938, é o município de Cachoeiras de Macacu, do qual São José é um subúrbio rural, cuja principal atração são as ruínas da antiga igreja.


Em 2019 (Foto: Claudio Menezes)


Segundo Paulo Novaes (agenciaspostais.com.br), houve uma agência postal em São José da Boa Morte de junho de 1887 a setembro de 1914. Mas esta agência era idêntica à do vizinho Subaio, como pode ser lido na imprensa carioca:

Gazeta de Noticias, 21 de julho de 1887


E a agência de Subaio? Foram encontradas duas datas de criação para ela. A primeira abertura foi anunciada em março de 1869:


Jornal do Commercio, 20.03.1869


Como a agência de Subaio não foi listada no Guia Postal do Império do Brasil (Rio de Janeiro, 1880) nem na Tabella das Agencias do Correio do Império (Rio de Janeiro, 1885), supõe-se que esteve fechada por esse tempo. Finalmente, o relatório postal de 1887 lista de novo essa agência, então criada em junho de 1887:

Relatorio dos Correios, 1887


Um mês depois, a agência foi renomeada para S. José da Boa Morte, como se viu acima. Então, de onde veio o carimbo de Boa Morte? Minha teoria: era o carimbo da agência de Subaio, até esta ser fechada, em torno de 1878. Essa explicação baseia-se em três pontos:


- não foram encontrados carimbos de Subaio até agora.

- S. José da Boa Morte era a sede da freguesia onde estava o povoado de Subaio.

- os dois lugares eram pequenos e próximos demais um do outro (15 km a pé), para haver duas agências postais ao mesmo tempo:

agenciaspostais.com.br


Sendo assim, por que a agência foi criada em Subaio, e não na sede da freguesia, Boa Morte? Um desabafo, publicado na imprensa carioca em 1875, pode ajudar a responder a essa pergunta:

A Reforma, 26 de outubro de 1875


Morando o “chefe politico” da região, um tenente-coronel (e “negociante”) Manoel Pires Domingues, em Subaio, recebeu essa localidade uma série de melhorias dos cofres públicos, em detrimento de localidades maiores ou mais importantes das redondezas. Vai ver que seu Manoel não estava disposto a se locomover com frequência até Boa Morte, para receber ou entregar sua correspondência. Em compensação, os carimbos de sua agência postal rezariam Boa Morte. O Brasil de hoje não é reconhecível nessas histórias de 150 anos atrás?

Comments


Post: Blog2_Post

Subscribe Form

Thanks for submitting!

0721688193

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 Picote & Filigrana. Erstellt mit Wix.com

bottom of page