Arthur D. Ribeiro: Estado de São Paulo, 1924
Outros nomes: Turvo dos Colaços, Pocinho, Bairro do Gramadão
Aqui temos outra obscura agência postal que teve vida curta no Império brasileiro. Este Bairro do Turvo foi um assentamento por volta de 1875 no distrito de São Miguel Arcanjo, dentro do município de Itapetininga, 200 km a oeste da capital da província de São Paulo. Quando São Miguel Arcanjo foi politicamente emancipado em abril de 1889, Turvo passou para o novo município, e hoje este bairro é chamado de Gramadão.
O rio Turvo aqui é um afluente do Paranapanema e não deve ser confundido com o rio do mesmo nome, que fica mais ao leste e deságua no Itapetininga. O povoado de Turvo, à beira deste outro rio pertence hoje ao município de Pilar do Sul, um antigo distrito de Sarapuí que se havia separado de Itapetininga já em 1872. No mapa acima podemos ver ambos rios.
Depois houve outro Bairro do Turvo com uma agência postal na província de São Paulo, em São Luís do Paraitinga. O correio chegou neste terceiro Turvo mais tarde e foi já apresentado por R. Koester em Carimbologia III.
Como pode ser lido na imprensa regional, no final de 1876 foi criada uma agência dos correios no Bairro do Turvo:
Correio Paulistano, 05.01.1877
Entretanto, a agência desapareceu imediatamente após ser listada no Guia Postal do Império, de 1880. Já não constava mais na Tabella das Agencias do Correio do Império (Rio de Janeiro, 1885). Tampouco apareceu carimbo postal algum de lá.
Comments