top of page
AutorenbildFabio Monteiro

TORRES DO RIO BONITO, Goiás (TGO-0275)


Atlas do Imperio do Brasil, 1868


Outros nomes: Rio Bonito, Caiapônia (1943)

Veja também Rio Boniro (RGO-0170)


Torres do Rio Bonito chamava-se o distrito fundado em 1855 no município de Rio Verde, na margem sul do Rio Bonito, 290 km a sudoeste da capital províncial Goiaz (hoje Goiás Velho). O crescimento do novo distrito, localizado um tanto fora da rota principal entre as capitais provinciais de Goiás e Cuiabá, deu-se lentamente. Em 1873 houve a emancipação municipal, sob o nome de Vila do Espírito Santo de Torres do Rio Bonito, e em 1943 o município passou a se chamar Caiapônia, numa homenagem ao Rio Caiapó (antigo Caiapó do Norte), que passa pela região.


Na Tabella das Agências do Correio do Império de 1885 a agência postal local está listada com o ano de criação de 1879, mas esta deve ter sido uma reabertura, pois já em junho de 1876 uma agência do correio em Rio Bonito funcionava (ou deveria funcionar), segundo noticiou a imprensa regional:

Correio Official de Goyaz, 24.06.1876


Nenhum carimbo postal do tempo do Império foi encontrado até agora. Se considerarmos que por volta de 1880 (cfe. Guia Postal do Império) a população local era em torno de mil habitantes (e a grande maioria destes, certamente analfabetos), carimbos com datas imperiais devem ser bastante raros.

4 Ansichten0 Kommentare

Aktuelle Beiträge

Alle ansehen

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page