top of page
AutorenbildFabio Monteiro

SÃO SEBASTIÃO DO RIO PRETO, Minas Gerais (SMG-2650)


Estado de Minas Geraes, 1910


Outro nome: São Sebastião do Cemitério.


Em Minas Gerais há pelo menos três Rios Pretos. O mais conhecido deles é provavelmente o do sul, na fronteira com o Rio de Janeiro. Seu homônimo no norte é perto de Diamantina, um tributário do Arassuahy (agora escrito Araçuaí). E o terceiro é hoje o Rio Preto do Itambé, um tributário do Rio Santo Antônio, onde teve origem o assentamento de São Sebastião do Cemitério. O nome já indica sua antiga função. Não surpreende, portanto, que a paróquia estabelecida em junho de 1876 no município de Conceição do Serro tenha recebido o nome de São Sebastião do Rio Preto. Estava localizada na margem sul do rio, a mais de 210 km ao norte da capital provincial, Ouro Preto. O lugar é um município desde dezembro de 1962.


Dois anos de criação dos correios locais foram registrados. Paula Sobrinho, em História Postal de Minas Gerais (Belo Horizonte, 1997), escreve setembro de 1873, o que pode ser um erro de digitação, pois parece implausível o estabelecimento de uma agência postal três anos antes do status de paróquia. Mais provável é a segunda data, exatos dez anos depois, como anunciado na imprensa de Juiz de Fora:


Pharol, 29.09.1883.


Foram encontrados dois carimbos postais do século XIX. SMG-2650a (Col. José A. Junges) é um círculo duplo com a inscrição S. SEBASTIÃO DO RIO PRETO em cima e um ornamento de quatro folhas em X abaixo. Datas no centro: 1889 a 1893. SMG-2650b (imagem da internet) tem a mesma inscrição na parte superior, agora há um ornamento em cruz na parte inferior, e as datas no centro vão de 1899 a 1912.

4 Ansichten0 Kommentare

Aktuelle Beiträge

Alle ansehen

Kommentare


Post: Blog2_Post
bottom of page