SÃO MIGUEL, Rio Grande do Sul (SRS-0365)
- Fabio Monteiro
- 2. Aug. 2021
- 1 Min. Lesezeit

Atlas do Imperio do Brasil, 1868
Outros nomes: São Miguel Archanjo, São Miguel das Missões
Este lugar é famoso porque os jesuítas ali construíram um dos Sete Povos das Missões para os índios Guarani durante o século XVII. Depois de décadas de saques pelos bandeirantes paulistas e depois de muitas guerras entre espanhóis e portugueses, jesuítas e índios foram as suas principais vítimas, e hoje só restam as ruínas dessa civilização, como atração turística.
Só no final do Império foi novamente possível uma povoação ordenada. O distrito de Santo Ângelo foi estabelecido em maio de 1881, localizado a cerca de 480 km a noroeste da capital da província, Porto Alegre. O local cresceu tão lentamente que só se emancipou mais de um século depois, em abril de 1988, como município de São Miguel das Missões.
De acordo com a Tabella das Agências do Correio do Imperio (Rio de Janeiro, 1885), há uma agência dos Correios por lá desde 1881. No entanto, há tantos exemplares da emissão Barba-Preta de D.Pedro de 1866 com o carimbo local SRS-0365a (Col. José A. Junges), que surge a dúvida se esta agência não esteve em operação anteriormente. O carimbo é um círculo duplo com as inscrições S. MIGUEL acima e S. PEDRO DO SUL abaixo. Havia espaço livre no círculo interno para se escrever na data a mão, o que raramente ou nunca aconteceu, como mostram os exemplares até agora vistos (usados até pelo menos 1889).
Commentaires