top of page
AutorenbildFabio Monteiro

SÃO JOSÉ DE JAMIMBÚ, Goiás (SGO-0265)


Carta da Republica dos Estados Unidos do Brazil, 1892


Outros nomes: S. José do Janimbu, S. José do Araguaya, São José dos Bandeirantes, Bandeirantes


A história desta localidade começou em 1845, com o estabelecimento de uma missão franciscana na margem leste do Rio Araguaia, localizada a cerca de 320 km ao norte da capital Goyaz (hoje Goiás Velho). Em março de 1938 mudou-se para o município de Pilar, e em outubro de 1953 tornou-se um distrito chamado S. José dos Bandeirantes, no recém-fundado município de Crixás. O Ro Crixás é um afluente do Araguaia, nomeado em referência a uma tribo indígena hoje quase extinta. O nome do local foi posteriormente simplificado para Bandeirantes, que desde junho de 1980 é um distrito do então criado município de Nova Crixás.


Dois registros para a criação dos correios locais foram encontrados. Na Tabella das Agências do Correio do Imperio de 1885, uma agência chamada S. José de Janimbu está listada a partir de 1870. E o relatório do presidente provincial de junho de 1875 menciona uma nova agência dos Correios em S. José de Jamimbú:


Relatorio do Presidente da Provincia, in Correio Oficial de Goyaz, 15 de setembro de 1875.


Até agora, nenhum carimbo da era imperial podia ser visto deste lugar. Não é à toa, considerando que havia apenas 532 pessoas por lá no início da república, das quais a grande maioria eram analfabetas.

3 Ansichten0 Kommentare

Aktuelle Beiträge

Alle ansehen

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page