Carta Corographica de Pernambuco, 1880
Outros nomes: Nossa Senhora da Purificação de São Gonçalo do Una, Freguesia do Una, Propriedade do Una, Una
Esta é outra povoação no Brasil imperial que desapareceu dos mapas atuais. A freguesia de Nossa Senhora da Purificação de São Gonçalo do Una, localizada a cerca de 110 km ao sul do Recife, já foi mencionada no século XVII e dizem ter tido uma das igrejas mais bonitas ao longo do litoral pernambucano. Em maio de 1861, tornou-se o distrito de Propriedade do Una, no município de Rio Formoso, e passou para o município de Barreiros por volta de 1930. No século XIX, esta localidade era muito próspera, com 5 grandes engenhos de açúcar, mas hoje apenas as ruínas da igreja permanecem:
Foto: Jonatas Jon, 2019 (Google-CC)
Foram encontradas duas datas de criação para os Correios locais; uma vez que ambos estão bem documentados, podemos concluir que a agência foi fechada entrementes. Os Relatórios Postais de 1856, 1857 e 1886 escrevem 1854 como ano de criação da agência. A imprensa do Recife informa sobre uma reabertura em outubro de 1886:
Jornal de Recife, 12 de outubro de 1886
Até agora, nenhum carimbo imperial foi encontrado sob este nome. É bem possível que existam alguns sob a legenda UNA, e desde o início da República é conhecido um carimbo com PROPRIEDADE DE UNA:
Col. Dieter Kerkhoff
Há também um risco de confusão com duas outras agências postais ao longo do Rio Una: São Bento do Una (ver São Bento/PE, SPE-0525) e a da estação de trem Una (mais tarde: Palmares).
Comments