Tinamus solitarius (Foto: Leonardo Merçon)
O macuco (Tinamus solitarius, Vieillot, 1819) é um tímido membro da família das aves Tinamidae, da América do Sul. Ele acabou batizando um riacho da província paulista, o Ribeirão do Macuco, afluente do poderoso Rio Paranapanema. No século XIX, um povoado com uma capela dedicada a São Francisco foi criado na margem oeste do Ribeirão, no município de Rio Novo, mais de 300 km a oeste da capital.
Google Maps
O salto do nome não se refere ao pulo da ave, mas sim a uma linda cachoeira, que ainda hoje pode ser admirada:
Foto: Fabricio Bachiega
O lugar em si não progrediu, não se tornou uma freguesia ou um distrito. Hoje é apenas um subúrbio rural da cidade de Cerqueira César. Ninguém sabe por que uma agência dos Correios foi construída lá em março de 1888:
Correio Paulistano, 7 de março de 1888
No entanto, sabe-se que este belo lugar estava localizado na rota dos estafetas entre Avaré e Pirajú. Através da agência, o mensageiro poderia ficar lá um pouco mais. Mas não por muito tempo: em 1900 a agência já estava fechada, provavelmente por falta de demanda. Um carimbo antigo local foi encontrado: SSP-1805a (Col. Mário Orsi Jr.) tem um círculo duplo com as inscrições S. FRANCISCO DO SALTO DO MACUCO acima e SÃO PAULO abaixo. Ambas os exemplares registrados têm datas de 1898 no centro.
Comments