top of page
AutorenbildFabio Monteiro

SÃO DOMINGOS (Estação), Rio de Janeiro (SRJ-0920)


Estrada de Ferro Central do Brasil, 1890


Outro nome: Estação Aré (ca. 1940)


São Domingos era o nome de uma fazenda na margem oeste do rio Muriaé, no distrito de Campos, província do Rio de Janeiro, que estava localizada a cerca de 400 km a nordeste da capital imperial. A grande propriedade deu o nome a uma pequena estação ferroviária da E.F. Carangola, que começou a operar em junho de 1881. Em novembro de 1885, a estação e arredores formaram o novo município de Natividade do Itaperuna (hoje apenas Itaperuna). O lugar fica atualmente no distrito de N. Sra. da Penha.


A linha férrea mudou de proprietário com frequência: em 1890 para a Cia. Barão de Araruama, e alguns meses depois para E. F. Leopoldina. Na década de 1940, a estação foi renomeada Aré, hoje um pequeno povoado com a simples capela de São Domingos de Gusmão. De 1975 até o fim do funcionamento da linha, em 1977, ela pertencia à Rede Ferroviária Federal S.A. O prédio da estação foi demolido e hoje sua localização exata é desconhecida (estacoesferroviarias.com.br).


Como relata Paulo Novaes (agenciaspostais.com.br), há uma agência dos Correios em São Domingos desde outubro de 1888. Novaes também fornece a ilustração do primeiro carimbo da estação: SRJ-0920a consiste num círculo duplo com a inscrição E. DE S. DOMINGOS acima e (E.F. CARANGOLA) abaixo. Datas ao centro, encontradas para 1889 e 1890.

3 Ansichten0 Kommentare

Aktuelle Beiträge

Alle ansehen

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page