Carta Corographica do Rio de Janeiro, 1867
Outros nomes: São José del Rei, Villa Nova de Itamby, Itambi
Esta agência postal foi descoberta através do projeto da Carimbologia: uma localidade desaparecida há 180 anos, ou seja, ainda no período pré-filatélico, e que pertencia a um município igualmente extinto. Sua história começou em novembro de 1759, quando da fundação da freguesia de Nossa Senhora do Desterro de Itamby, que fazia parte do hoje extinto município de Santo Antonio de Sá, freguesia esta localizada menos de 50 km a nordeste da capital imperial. Em 1772 foi elevada à vila de São José del Rei, que depois de uma rápida decadência foi rebaixada em 1833 como a freguesia de São Bernabé, pertencendo ao município de São João de Itaborahy. Este status se manteve até 1840, quando São Bernabé formou, com localidades vizinhas, a Villa Nova de Itamby, hoje apenas Itambi, um subúrbio da cidade de Itaboraí. Não sabemos ao certo as causas desse declínio tão rápido, se foram de natureza política, econômica, ecológica, ou talvez ainda uma combinação entre elas.
Até agora não se encontrou data alguma para a criação da agência postal local, mas deve ter sido antes de março de 1834, quando a rota postal de Cantagallo passava por São Bernabé, segundo anúncio na imprensa fluminense:
Jornal do Commercio, 14 de março de 1834
A agência manteve seu funcionamento até ca. 1842. Depois de fechada, só reabriria em 1862, como agência postal de Itamby. Nenhum carimbo postal de São Bernabé foi encontrado até agora.
Comments