SANTO ANTONIO DE SÁ, Rio de Janeiro (SRJ-0905)
- Fabio Monteiro

- 5. Jan. 2021
- 1 Min. Lesezeit

Foto: Magno Pereira
Outro nome: Sambaetiba (1910)
Este lugar não se encontra em mapas atuais, pois a vila foi extinta em 1875. A antiga freguesia de Santo Antonio do Caceribu foi criada já em fevereiro de 1647 na região de Itaborahy, cerca de 60 km a nordeste da futura capital Rio de Janeiro. Naquela época, Salvador da Bahia era ainda a capital colonial. Em agosto de 1697 tornou-se o local a vila de Santo Antonio de Sá, em homenagem à família portuguesa que fundou e governou o Rio de Janeiro durante pelo menos meio século. The vila foi extinta oficialmente em 1875, ao final de um longo declínio causado por epidemias tropicais consequentes do desmatamento rápido e radical da região. Possivelmente foi este um dos primeiros desastres ecológicos do país. Existem, ainda hoje, alguns traços dessa vila. O mais importante deles é, sem dúvida, o convento de São Boaventura em ruínas, próximo ao delta do Rio Macacu, no município de Itaboraí (ilustração acima).
Depois da vila extinta, Santo Antonio de Sá tornou-se um distrito de Itaborahy em maio de 1892, que em outubro de 1910 recebeu a denominação atual de Sambaetiba.

Villiers de l'Ile Adam: Carta (...) da Provincia do Rio de Janeiro, 1850
Segundo Nova Monteiro (Administrações e Agencias Postaes do Brasil Imperio, in Brasil Filatelico/RJ, 1934-5; Reprint SPP 1994-1999), a agência postal local foi criada em janeiro de 1820. Paulo Novaes (agenciaspostais.com.br) registra seu fechamento em setembro de 1897. Nenhum carimbo postal do império foi visto até agora.



Kommentare