top of page
AutorenbildFabio Monteiro

SANTA CLARA, Bahia/Minas Gerais (SBA-0645)


Atlas do Imperio do Brasil, 1868: Bahia


Atlas do Imperio do Brasil, 1868: Minas Geraes


Outros nomes: Santa Clara do Mucury, Mucury, Aymorés, Indiana, Nanuque (1943)

Veja também Mucury (Koester: Carimbologia XXVIII)

Aqui temos outra históra fascinante sobre uma agência postal numa localidade de história agitada. Santa Clara era originalmente uma colônia do município baiano de São José de Porto Alegre (hoje cidade e município de Mucuri), às margens do Rio Mucuri, a mais de mil km ao sul de Salvador. Estando localizada próxima à fronteira com outras duas províncias (Minas Gerais e Espírito Santo), por alguma razão estratégica foi ela cobiçada por ambas. E por isso, trocou de província algumas vezes, conseguindo mesmo aparecer, no mesmo mapa, como pertencente a províncias diversas (veja imagens acima).

Possivelmente seria a atratividade de Santa Clara relacionada a planos de separar a provínicia mineira em duas partes, durante o Segundo Império. Considerando que a capital duma eventual província do norte mineiro deveria ser Filadélfia (hoje Teófilo Otoni), é bem possível que o jornalista, empresário e político Teophilo B. Ottoni (1807-1869) estivesse por trás desses planos. Pois este empreendeu diversos projetos de transporte na região: a estrada de Philadelphia a Santa Clara, inaugurada em agosto de 1857 e considerada a primeira estrada de rodagem interurbana do Império; a ferrovia Bahia-Minas, que ligaria ambas províncias a partir de 1881; ou ainda a Companhia de Navegação do Rio Mucury, que facilitaria a introdução de imigrantes europeus na região.

A morte de Teophilo Ottoni freou ou abortou esses projetos, mas Santa Clara passou para Minas Gerais como distrito do município de Minas Novas em novembro de 1877, e mudou-se para o município de Teophilo Ottoni em outubro de 1881, como a freguesia de Santa Clara do Mucury. Em dezembro de 1902 tornou-se o distrito de Aymorés, que trocaria de topônimo para Indiana em setembro de 1923. Em dezembro de 1938 passaria a ser distrito do novo município de Carlos Chagas, e trocou de nome novamente em dezembro de 1943, para Nanuque, que finalmente virou município em dezembro de 1948.

Segundo a Tabella das Agencias do Correio do Imperio de 1885, a agência postal local foi criada em 1867, ainda na província baiana. Mas como informa a imprensa fluminense, já havia transporte de malas postais ao longo do rio Mucuri antes dessa data:


Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 25 de dezembro de 1861


Algum tempo depois, esta agência deve ter passado ao controle de Minas Gerais, porque até maio de 1872 já tinha retornado à Bahia, como informa a imprensa mineira:


O Noticiador de Minas, 1 de maio de 1872


Não sabemos quando a agência postal de Santa Clara veio em definitivo para Minas, mas como ela foi regularmente mencionada na imprensa baiana até ca. 1880, é possível que a mudança final tenha ocorrido por essa época.

Os carimbos mais antigos já foram apresentados por R. Koester sob o verbete Mucury (Carimbologia XXVIII). Temos ainda outros dois carimbos posteriores do Império, de atribuição ainda não confirmada com certeza. SBA-0645a (imagem da internet) é um tipo francês: um duplo círculo com a inscrição SANTA CLARA acima e a pequena estrela entre parênteses abaixo. A data falta com frequência, mas os objetos encontrados foram usados entre ca. 1876 e 1891. SBA-0645b (imagem da internet) é semelhante ao anterior, mas desta vez sem estrela. As datas ao centro mostram anos de 1877 a 1893.

7 Ansichten0 Kommentare

Aktuelle Beiträge

Alle ansehen

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page