Mappa de Minas Geraes, 1910
Antes do início da Carimbologia S2 – com agências dos Correios de São João (PB) a Suruhy (RJ) – algumas agências descobertas após a redação final da Carimbologia S1 serão apresentadas, bem como um resumo de todos os problemas por resolver. Começamos com Santa Bárbara de Diamantina, uma agência que ainda era considerada incerta na versão impressa.
Esta Santa Bárbara na província mineira era um pequeno povoado próximo a Curimatahy, no município de Diamantina, localizado a cerca de 360 km ao norte da capital da província, Ouro Preto. Em dezembro de 1938, passou a fazer parte do novo distrito de Augusto Lima, no município de Buenopolis. Permaneceu assim quando Augusto Lima foi elevado a município, em dezembro de 1962. Santa Bárbara é o nome do pequeno rio que flui pela aldeia, e cujas cachoeiras ainda são uma atração turística hoje:
Foto: Leandro Henrique Moura, 2020 (CC)
Segundo Paula Sobrinho (História Postal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1997), os Correios locais foram criados em setembro de 1889, conforme noticiado no Boletim Postal de outubro daquele ano:
Boletim Postal, 6/1889
Até agora, nenhum carimbo do Império foi visto. Haverá algum?
Commentaires