Villiers de l'Ile Adam: Carta (...) da Provincia de S. Paulo, 1847
Esta é uma história muito especial de uma estação ferroviária que cresceu tanto, que se emancipou politicamente e agora é maior do que o município que a abrigava. Já que ambas localidades têm uma história comum, além de carimbos muito semelhantes, eles serão apresentados juntos aqui.
A freguesia de Santa Barbara de Macahubas foi criada em fevereiro de 1842 no antigo município de Constituição (hoje Piracicaba), ca. 140 km a noroeste da capital provincial São Paulo. Durante o período de 1844 a 1846 ela pertenceu a Campinas, antes de retornar a Constituição. Em junho de 1869 foi elevada a vila, e em dezembro de 1906, a cidade. Desde novembro de 1944 é o município de Santa Bárbara d’Oeste.
Segundo Nova Monteiro (Administrações e Agencias Postaes do Brasil Imperio, in Brasil Filatelico/RJ, 1934-5; Reprint SPP 1994-1999), a agência postal local foi criada em setembro de 1864, o que é confirmado pela imprensa:
Correio Paulistano, 9 de outubro de 1864
Até agora nenhum carimbo imperial pôde ser seguramente identificado como de Santa Barbara/SP, mas possivelmente algum carimbo da localidade homônima em Minas Gerais (SMG-2795) poderia tornar-se paulista, conforme o progresso das pesquisas.
GoogleMaps
Em agosto de 1875, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro inaugurou a estação de Santa Barbara a uns ca. 10 km a leste da localidade, já dentro do município de Campinas, perto do Ribeirão Quilombo, um afluente do Rio Piracicaba. Na época, a região tinha grandes plantações de café e cana movidas não só pelo trabalho escravo, como também por imigrantes do Alabama e da Geórgia, que abandoram os EUA após a derrota na Guerra Civil americana. A povoação cresceu rápido, e a estação logo foi chamada de Americana, que se tornou o distrito de Villa Americana em julho de 1904 e, em novembro de 1924, o município de Americana. A via férrea pertenceu à Cia. Paulista até 1971, quando passou para a FEPASA. Ao término das atividades em 1998, ela foi propriedade da Ferroban e, mais tarde, da ALL, funcionando esporadicamente em percursos turísticos (estacoesferroviarias.com.br).
A busca da data de criação da agência postal touxe dados controversos. A Tabella das Agencias do Correio do Imperio de 1885 lista esta agência a partir de 1877, mas a imprensa paulista já citava atividades postais por lá em novembro de 1875:
Correio Paulistano, 11 de novembro de 1875
Notas posteriores da imprensa, entretanto, revelam que o serviço postal da estação foi acompanhado por diversos problemas: em janeiro de 1877, a agência já estava fechada, e um estafeta postal levava as malas do correio da estação à vila de Santa Bárbara:
Correio Paulistano, 10 de janeiro de 1877.
Se a agência da estação reabriu ainda no mesmo ano, isso confirmaria a informação da Tabela de 1885 como o ano da reabertura. Dois carimbos distintos foram encontrados: SSP-1266a (Col. José A. Junges) tem um duplo círculo com a inscrição EST. DE S.ͭ BARBARA acima e um ornamento em forma de losango aberto abaixo. As datas ao centro provêm do período 1884-1891. O carimbo seguinte, SSP-1266b (imagem da internet) poderia já ser republicano, pois o único exemplar conhecido é de 1895. Mostra um duplo círculo com as inscrições EST. DE STA BARBARA acima e (S.PAULO) abaixo, com a data ao centro.
Comments