top of page
  • AutorenbildFabio Monteiro

SÃO BRAZ, Rio de Janeiro (SRJ-1577)


Google Maps


Atualização da versão impressa, em 28 de janeiro de 2021


Outro nome: São Braz de Mangaratiba


Trata-se de mais uma enigmática agência dos correios no Brasil imperial: ignoramos por que foi construída tão perto da agência mais importante do Sacco de Mangaratiba (ver SRJ-2345), numa zona rural. Localizada na parte oeste da Baía de Mangaratiba, mais de 100 km a oeste da capital imperial, nunca chegou a distrito, desde que Mangaratiba ascendeu a vila, em novembro de 1831. Agora é o charmoso ponto turístico de São Brás, ou Praia de Mangaratiba.


Segundo Paulo Novaes (agenciaspostais.com.br), a agência postal local foi criada em fevereiro de 1882, o que pode ser confirmado pela imprensa regional:


Gazeta de Noticias, 19 de fevereiro de 1882


Quatro anos depois, a agência foi transferida para Ingahiba, alguns quilômetros em direção ao interior:


O Paiz, 17 de março de 1886


Essa mudança pode estar relacionada à epidemia de varíola que afetou toda a região da Baía de Mangaratiba a partir de 1873. Historiadores relatam que naquela época uma parte significativa (ou seja, a mais rica) da população mudou-se para zonas rurais, especialmente para Ingahiba, para evitar infecções. Também ignoramos se os correios voltaram para São Braz. Ingahiba hoje é uma pequena vila com uma bela capela, uma escola primária e vestígios de uma fazenda (veja mapa abaixo). Paulo Novaes (op. cit.) escreve que esta agência fechou em setembro de 1914.


Google Maps


Na Carimbologia S1 apresentamos um carimbo (SRJ-1577a, col. José A. Junges) que supostamente vem dessa localidade. Foi usado entre 1883 e 1890. Depois da publicação, outro exemplar do carimbo apareceu (col. Fuad Ferreira Fo.), que levanta dúvidas sobre a atribuição original. É datado de 1887 e acompanhado por um carimbo de Recife/PE. Isso pode indicar outra origem para este carimbo de S. Braz, da província de Alagoas (ver SAL-0200):


(Col. Fuad Ferreira Fo.)


O próximo carimbo desta localidade é provavelmente republicano. SRJ-1577b (Coll. Fuad Ferreira Fo.) tem um círculo duplo com a inscrição S. BRAZ DE MANGARATIBA no topo. A parte inferior infelizmente não se vê, o centro mostra datas de 1893 a 1896.

25 Ansichten0 Kommentare

Aktuelle Beiträge

Alle ansehen
Post: Blog2_Post
bottom of page