Almanak Laemmert, 1892
Rumo da Lage era um pequeno povoado nos subúrbios da freguesia de Santana de Cebolas (também escrito Sebollas) no município de Parahyba do Sul, e localizado a mais de 100 km ao norte do Rio de Janeiro. O fato de um lugar tão pequeno, quase invisível nos mapas da época, ter tido uma agência postal a operar durante 14 anos representa um dos mistérios da história postal brasileira. Como até agora não foi encontrada nenhuma agência postal em Santana de Cebolas, temos que concluir daí que o correio de e para esta freguesia era conduzido através de Rumo da Lage.
Segundo Paulo Novaes (agenciaspostais.com.br), a agência postal foi criada em novembro de 1882, o que pode ser confirmado por esta nota da imprensa:
Gazeta da Tarde, 6 de novembro de 1882
A agência trocou de nome em fevereiro de 1896, para Inconfidência. Àquela época, Santana de Cebollas também tinha trocado o topônimo, para Santana de Tiradentes, um nome que logo desapareceria tão discretamente como aparecera. Uma nota da imprensa em dezembro de 1895 revela que Rumo da Lage se tornara a sede de toda a freguesia:
Dois carimbos imperiais de Rumo da Lage foram encontrados. RRJ-2165a (Col. José A. Junges) pode ser visto em selos com datas entre 1886 e 1888: um duplo círculo com a inscrição RUMO DA LAGE acima e um ornamento em forma de losango abaixo, que consiste em quatro pequenos losangos. RRJ-2165b pode ser encontrado em objetos datados entre 1888 e 1893, e já nos foi apresentado por Paulo Ayres (Catálogo de Carimbos Brasil-Império, S. Paulo, 1937, 1942), na página 123:
P. Ayres, op. cit. (p. 123)
Commentaires