Mapa Postal, 1928 (apud agenciaspostais.com.br)
Aqui temos ums história semelhante à da “estação” de Roseta (RRJ-1345): uma agência postal acoplada a uma estação ferroviária que nunca existiu. Mas há duas diferenças significativas entre ambas. A agência de Roseta esteve ativa durante mais de um século, pelo menos 25 anos, portanto, mais do que sua colega de Roza Machado. Além disso, esta última “estação postal” possui um carimbo que mostra, com orgulho, EST. para comprovar seu status ferroviário.
A estação Rosa Machado (Rosa com s em vez de z, de acordo com toodas as notas da imprensa) estava planejada no município de Pirahy pela Companhia Ferro-Carril Pirahyense. A linha férrea acompanhava o Rio Piraí e deveria originalmente ligar Barra do Pirahy a São Sebastião, mas esta estação final tampouco chegou a ser construída, e ficava – vejam só – perto de Roseta! Por coincidência ou não, um dos diretores da Cia. Pirahyense era um certo José da Rosa Machado:
Jornal do Commercio, 26 de fevereiro de 1881
A ferrovia iniciou as operações em 1883. Dois anos mais tarde foi encampada pela Estrada de Ferro de Sant’Anna, em 1889 seu controle passou para a Viação Férrea Sapucahy, em 1910, para a Rede Sul-Mineira, e finalmente em 1931, para a Rede Mineira de Viação, até o encerramento das atividades, em 1942. Hoje os trilhos estão removidos (estacoesferroviarias.com.br).
Segundo Paulo Novaes (agenciaspostais.com.br), a agência postal foi criada em dezembro de 1885, o que é confirmado pela imprensa:
Diario de Noticias, 30 de dezembro de 1885
O primeiro agente do correio foi – quem diria – um influente fazendeiro e negociante da região, dotado de um sobrenome que já nos é familiar:
Gazeta de Noticias, 5 de janeiro de 1886
Em novembro de 1886, ou seja, já sob a E. F. de Sant’Anna, a estação de Rosa Machado ainda não havia sido construída, mas os trens tinham uma parada postal lá:
Diario de Noticias, 19 de novembro de 1886
A partir dessa data não se encontrou mais registro algum da “estação” na imprensa. O único carimbo antigo, RRJ-2048a (imagem da internet), deve ser bastante raro. Apresenta um duplo círculo com a inscrição EST. DE ROZA MACHADO acima e um pequeno círculo preto abaixo, cortado em cruz, com a data ao centro. O único exemplar visto até agora é de 1895.
Comments