top of page
AutorenbildFabio Monteiro

ROSÁRIO DO OROBÓ, Bahia (RBA-0808)


Villiers de l'Ile Adam: Carta (...) da Provincia da Bahia, 1848


Outros nomes: Orobó, Itaberaba

Veja também Orobó (R. Koester: Carimbologia XXIX, Lohmar, 1987)

A paróquia de Nossa Senhora do Rosário foi fundada em maio de 1843 na freguesia de Camisão, município de Cachoeira, no flanco oriental da Serra do Orobó, cerca de 300 km a oeste de Salvador. Orobó é uma planta medicinal de origem africana (Garcinia kola, fam. Clusiaceae), cujas sementes têm uma importante função nos ritos de candomblé:


Robert Valette (CC-BY SA)


Na imprensa e nos mapas contemporâneos, a povoação era chamada ora de Rosário, ora de Orobó. Em março de 1877 ela foi elevada a vila com município próprio, e em junho de 1897, mudou o nome para a atual Itaberaba. Esta palavra tupi significa pedra brilhante, uma clara alusão às riquezas minerais que atraíram milhares de aventureiros à região durante séculos a fio.

Encontramos nada menos de quatro datas diferentes numa década para a criação desta agência postal. A mais antiga é de 1876, sob o nome Rosário do Orobó, Segundo o Relatorio do Conselho do Governo Interino da Bahia de 1877:



Relatorio do Conselho do Governo Interino da Bahia, 1877


A Tabella das Agencias do Correio do Império de 1885 lista a agência de Orobó com ano de criação de 1880, enquanto a imprensa regional noticia uma criação ocorrida em 3 de janeiro de 1881 em Orobó:


O Monitor, 13 de janeiro de 1881


Esta última data é ratificada pelo Relatorio do Conselho do Governo Interino da Bahia de 1881:


Relatorio do Conselho do Governo Interino da Bahia, 1881


Finalmente, R. Koester (Carimbologia XXIX, Lohmar, 1987) escreve que a agência de Orobó foi criada em 25 de junho de 1886. É possível que a agência tenha fechado algumas vezes entre 1876 e 1886, mas é mais provável que ela não tenha iniciado suas atividades com tanta frequência como foi criada. Nenhum carimbo imperial foi encontrado até agora a mostrar Rosário (ou Rosário do Orobó). R. Koester (op. cit.) apresenta um único carimbo de Orobó.

9 Ansichten0 Kommentare

Aktuelle Beiträge

Alle ansehen

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page