Almanak Laemmert, 1892
Atualização do texto em 18 de junho de 2020
Esta é mais uma misteriosa agência postal do final do império que surgiu depois da publicação da Carimbologia (Q-R), e que também deve ter operado por pouco tempo. A estação Rio Preto da Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará (não a estação Rio Preto da Companhia Estrada de Ferro União Valenciana, na fronteira com Minas Gerais) foi construída em novembro de 1886 como ponto final do ramal Areal-S. José do Rio Preto. Como o nome já indica, estava localizada na margem oriental do Rio Preto, que desce das montanhas entre Teresópolis e Nova Friburgo e deságua no Rio Piabanha. A linha férrea passou em 1890 para a Estrada de Ferro Leopoldina e deixou de operar em 1947. Hoje os trilhos estão arrancados e a estação, demolida (estacoesferroviarias.com.br).
A mais antiga referência encontrada sobre esta agência postal ferroviária encontra-se na imprensa fluminense em novembro de 1888. Um contrato de condução de malas postais foi anunciado pela Diretoria Geral do Correios para a Rota 79, que ia de São José do Rio Preto até a estação da mesma vila. O que poderia significar que a agência postal da estação teria sido criada pouco tempo antes:
Gazeta de Noticias, 6 de novembro de 1888
Aqui cumpre agradecer ao filatelista Paulo Novaes (agenciaspostais.com.br), que com a descoberta da imagem acima contribuiu decisivamente para a desambiguação entre as estações fluminenses de Rio Preto.
Tampouco sabemos quando a agência fechou, mas o recente surgimento de um carimbo da estação do Rio Preto (RRJ-2144a) datado de 5 de novembro de 1891 (imagem: leilão da Filatélica Minas Gerais) indica que a agência deve ter funcionado por pelo menos dois anos:
RRJ-2144a
Comments