C. D. Rath: Mappa da Provincia de São Paulo, 1886
Atualização da versão impressa em 21 de maio de 2020
Existiram duas localidades – e também duas agências de correio - chamadas Rio Novo na província imperial de São Paulo. Na versão impressa da Carimbologia (Q-R) foram registrados os dados da localidade mais recente, que hoje é o município de Campos Novos do Paranapanema. Os carimbos e a história deste município já foram descritos por R. Koester (Carimbologia VIII), e serão atualizados aqui em 2021, sob o verbete São José do Rio Novo.
Falaremos aqui, portanto, da localidade mais antiga com esse nome, a freguesia de Nossa Senhora das Dores do Rio Novo, criada em abril de 1870 e localizada ca. 270 km a oeste da capital provincial, no município de Botucatu. Ela foi elevada a vila em 1875, e tornou-se uma cidade em 1891, um mês antes de mudar o topônimo, para a denominação atual de Avaré. O mapa acima mostra ambas localidades de Rio Novo: a mais antiga em vermelho, a mais recente em amarelo.
A Tabella das Agencias do Correio do Império de 1885 lista a agência postal local com data de criação no ano de 1875, mas talvez seja este antes o ano de instalação da agência, uma vez que o Almanak Laemmert de 1885 fornece uma data mais antiga e mais exata para essa criação:
Almanak Laemmert, 1885
Apenas uma obliteração manuscrita foi encontrada, e sua atribuição ainda não foi confirmada. RSP-1125a (Col. José A. Junges) foi escrita em tinta preta numa emissão de D. Pedro II de 1876 (Barba Preta percê), e portanto poderia ser também de Minas Gerais (RMG-2145) ou ainda uma variante da obliteração manuscrita de Rio Negro, no Paraná (RPR- 0175b).
Comentarios