Almanak Laemmert, 1892
Esta é a agência de correio mais misteriosa que apareceu desde a publicação de Carimbologia (Q-R), pois sua criação foi anunciada duas vezes na imprensa, mas não se encontram nem carimbos de lá, nem registros em guias postais. O Rio Morto desce das encostas da serra da Boa Esperança em direção norte até desaguar no Rio São João, perto da atual represa de Juturnaíba, uns 150 km a leste do Rio de Janeiro.
A antiga povoação do Rio Morto situava-se às margens do Rio homônimo perto de Aldeia Velha, na freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Amparo das Correntezas, que pertencia ao antigo município de Capivari (hoje: Silva Jardim).
O primeiro anúncio da agência postal foi publicado em julho de 1884:
Gazeta da Tarde, 29 de julho de 1884
Entretanto, a agência não constava da Tabela das Agências do Correio do Império de 1885, provavelmente porque ainda não operava. Em janeiro de 1886, uma segunda criação foi anunciada em pelo menos quatro jornais da imprensa carioca:
A Vanguarda, 13 de janeiro de 1886
Desde então não se encontrou mais registro algum, nem da agência, nem da localidade, que parece ter sido varrida do mapa. Provavelmente essa agência nunca operou, mas quem sabe?
Comments