top of page
AutorenbildFabio Monteiro

RIO MANSO, Minas Gerais (RMG-2140)


Atlas do Imperio do Brasil, 1868


Outro nome: Rio Manso da Diamantina

Na provínica imperial das Minas Gerais houve duas localidades importantes chamadas de Rio Manso. A mais antiga era a freguesia de Santa Luzia do Rio Manso da Piedade do Paraopeba, que depois se tornou um distrito do município de Bonfim. Como Paula Sobrinho (História Postal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1997) nos informa que aqui a agência postal só chegou no republicano ano de 1894, vamos focar no segundo Rio Manso.

Este era a freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Rio Manso, no município de Diamantina, fundada em junho de 1853 e localizada a mais de 250 km ao norte da antiga capital Ouro Preto. Desde 1938 é o município de Couto de Magalhães de Minas.

Temos duas datas diferentes para a criação da agência postal. Na Tabella das Agencias do Correio do Imperio de 1885 lê-se que foi criada em 1880, enquanto Paula Sobrinho (op. cit.) aponta a data exata de 8 de novembro de 1881.

Conhecemos apenas um carimbo imperial: RMG-2140a (Col. José A. Junges) tem um duplo círculo com a inscrição RIO MANSO acima e um ornamento foliado abaixo, com quatro folhas dispostas em cruz, cada uma delas a mostrar três folhinhas. Encontrado com datas de 1886.

5 Ansichten0 Kommentare

Aktuelle Beiträge

Alle ansehen

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page