top of page
AutorenbildFabio Monteiro

RIO GRANDE, Mato Grosso (RMT-0090)


Atlas do Imperio do Brasil, 1868


A provincial imperial do Mato Grosso era bem maior do que o atual estado brasileiro, pois compreendia também os atuais Mato Grosso do Sul e Rondônia. Nesse imenso território havia vários rios chamados Rio Grande, mas a única localidade com esse nome constava, sem maiores explicações, apenas no Guia Postal do Império de 1880:


Guia Postal do Império, 1880


O mesmo Guia Postal listava uma agência de Rio Grande na província matogrossense sob número 835, que deve ser idêntica à referida no Guia do Correio do Brasil de 1857 e na Tabela das Agências do Correio do Império de 1860. No entanto, essa agência não mais aparecia na Tabela das Agências de Correio do Império de 1885.

Como uma longa busca entre mapas imperiais da província trouxe nenhum resultado, o remédio foi continuar as pesquisas na imprensa regional. E o mistério começou a ser desvendado com o relatório do Presidente da Província sobre as linhas postais matogrossenses em 1878:


O Liberal, 28 de novembro de 1878


A linha postal de número 3, citada nesse relatório, era uma linha terrestre (ou seja, a cavalo, levando as malas postais em lombo de mula) com exatos 792 km de extensão, e que ligava a capital Cuiabá ao “Rio-grande”. No rodapé lê-se também que essa rota era quinzenal, e que no “posto do Rio-Grande” se recebiam as “malas de Goyaz”.

Conclui-se, portanto, que a agência postal do Rio Grande ficava no caminho terrestre principal entre Cuiabá e Goiás, a antiga capital da província vizinha homônima. E como lá se dava a permuta de malas postais entre as províncias, essa agência do Rio Grande estaria localizada próxima à fronteira comum.

Daí em diante a solução veio rápida. Mato Grosso e Goiás são separados pelo Rio Araguaia, que em seu curso superior é/era chamado de … Rio Grande. Uma vista rápida no Atlas do Império do Brasil de 1868 (mapa acima) revela um Registro (i.e. uma estação de arrecadação de taxas, impostos e pedágios) para cada província na margem respectiva, registros próximos de onde hoje se encontram as cidades de Barra do Garças (Mato Grosso) e Aragarças (Goiás). Se considerarmos que os antigos registros deveriam estar também localizados no caminho principal de então entre Cuiabá e Goiás, e que esses registros poderiam se beneficiar de comunicação postal (e telegráfica), podemos deduzir, com boa margem de segurança, que a agência postal matogrossense do Rio Grande operava no registro respectivo, na margem esquerda do Araguaia.

A próxima pergunta seria: quando foi criada a agência postal do Rio Grande? Como nenhuma referência foi encontrada até agora na imprensa, podemos apenas estimar uma data dentro do período entre 1835 (quando Cuiabá tornou-se capital) e 1856 (redação final do Guia de 1857). E esta agência foi fechada entre 1880 e final de 1884 (redação do Guia de 1885).

Estamos ansiosos por encontrar o primeiro carimbo imperial de Rio Grande do Mato Grosso!

5 Ansichten0 Kommentare

Aktuelle Beiträge

Alle ansehen

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page