top of page
AutorenbildFabio Monteiro

RIO GRANDE (Estação), São Paulo (RSP-1120)


Estrada de Ferro Central do Brasil, 1890


Atualização da versão impressa em 10 de maio de 2020

Este rio paulista é hoje mais conhecido pelo seu nome de origem indígena Jurubatuba, que significa “lugar alegre”. O Jurubatuba é um afluente do Rio Pinheiros, que por sua vez encontra o Tietê na capital, depois de formar a Represa Billings, a meio caminho entre a serra e a metrópole.

A estação do Rio Grande foi construída em 1867 pela São Paulo Railway (vulgo Cia. Inglesa), uma empresa britânica que ligava Santos a Jundiaí, e por isso teve uma função decisiva no comércio e exportação do café.

No início das operações, a estação se localizava no município de São Bernardo. De 1947 a 1975 o controle da ferrovia passou para a Estrada de Ferro de Santos a Jundiaí, de 1975 a 1995 foi para a Rede Ferroviária Federal, e desde então é o ponto final de uma linha da CPTM paulista (estacoesferroviarias.com.br). A povoação em volta da estação cresceu rapidamente. Entre 1953 e 1963 a estação chamou-se Icatuaçu (= rio bonito e grande), e desde 1964 chamam-se, a estação e o município, Rio Grande da Serra.

Segundo a Tabela das Agências do Correio do Império de 1885, a agência postal abriu em 1870. Apenas um carimbo imperial foi encontrado até agora: RSP-1120a (Col. Karlheinz Wittig) apresenta um duplo círculo com as inscrições RIO GRANDE acima e (ESTAÇÃO) abaixo, com a data ao centro. Usado entre 1886 e 1890.

Atenção! Pesquisas recentes revelaram que esta agência é bem mais antiga do que sua homônima fluminense (RRJ-2043). Portanto, é possível que alguns carimbos desta última passem para a agência paulista, tão pronto se confirmem esses indícios através de imagens respectivas.


Em 1967. Foto: Militão A. Azevedo ( apud estacoesferroviarias.com.br)

6 Ansichten0 Kommentare

Aktuelle Beiträge

Alle ansehen

Komentar


Post: Blog2_Post
bottom of page