Estrada de Ferro Leopoldina
Segundo Paula Sobrinho (História Postal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1997), houve duas agências postais imperiais em Minas Gerais chamadas Rio Doce. A mais antiga delas era a antiga Freguesia de Santo Antonio do Bom Successo do Descoberto do Pessanha, que fora elevada à vila do Rio Doce em 1875, mas seis anos depois trocaria de nome novamente, sendo elevada a cidade de Suassuhy. Paula Sobrinho afirma que tanto a agência postal quanto a vila surgiram na mesma data (25 de outubro de 1875), o que seria inusitado. Isso significaria, portanto, que mesmo que os carimbos oficiais não estivessem desde o início disponíveis para o funcionamento da agência, teríamos carimbos dessa vila com datas aproximadamente de 1875 a 1882. Entretanto, até agora nenhum carimbo de Rio Doce apareceu com uma data dentro desse período.
Por outro lado, Reinhold Koester (Carimbologia XXXI) cita o 15 de outubro de 1875 como data de criação da agência de Pessanha (ou seja, pouco antes de Pessanha tornar-se Rio Doce), e mostra uma obliteração manuscrita com Pessanha sobre um D. Pedro Barba-Preta percê, de 1876. Ele também apresenta um carimbo mudo quase idêntico ao Paulo Ayres número 208, afirmando se tratar de uma carta enviada de Pessanha em 1879:
Paulo Ayres Nr. 208
Esses dois exemplos de Koester provam que o nome antigo Pessanha foi mantido em cartas e carimbos mesmo depois da mudança toponímica, e podem indicar que o novo nome de Rio Doce não era muito popular no local.
Visto que todos os carimbos mineiros conhecidos de Rio Doce foram aplicados entre 1887 e 1890, estes devem ser, portanto, da segunda agência, na estação férrea da E. F. Leopoldina, Ramal de Dom Silvério, município de Mariana. De acordo com Ralph Giesbrecht (estacoesferroviarias.com.br), esta estação foi inaugurada em 6 de dezembro de 1886, e sua agência foi criada em abril de 1887, segundo Paula Sobrinho (op. cit.).
O único carimbo até agora encontrado, RMG-2135a (Col. José A. Junges), mostra um duplo círculo com as inscrições RIO-DOCE acima e (MINAS) em baixo, com datas (entre 1887 e 1890, como já foi escrito) no centro.
Comments