Villiers de l'Ile Adam: Carta (...) da Provincia de Minas Geraes, 1849
Atualização da versão impressa, de 4 de junho de 2020
Outros nomes: Barra do Rio das Velhas, Guacuhy
Veja também Barra do Rio das Velhas (R. Koester: Carimbologia III) e Guaicuhy (R. Koester: Carimbologia XXI)
Havia dois Rios das Velhas na província imperial de Minas Gerais. O primeiro deles, hoje chamado Rio Araguari, emerge das montanhas do sudoeste da Serra da Canastra e corre para o oeste até sua foz, no Paranaíba. O segundo Rio das Velhas é historicamente bem mais importante, por percorrer regiões que formaram a política e a riqueza de toda a região. Este se origina nas colinas perto da capital provincial Ouro Preto e desce 800 km ao noroeste até desembocar no Rio São Francisco.
Perto dessa foz fundou-se em 1839 a freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso e Almas da Barra do Rio das Velhas, na época pertencente ao município de Curvelo. A freguesia foi elevada a vila em novembro de 1861 sob o nome de Guaicuhy, que hoje é um distrito do município de Várzea da Palma.
Encontraram-se três datas para a criação da agência postal. Nova Monteiro (Administrações e Agencias Postaes do Brasil Imperio, in Brasil Filatelico/RJ, 1934-5; Reprint SPP 1994-1999) escreve 28 de outubro de 1833 para Rio das Velhas (sem Barra), enquanto Paula Sobrinho (História Postal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1997) e Reinhold Koester (Carimbologia III e XXI) registram o 20 de outubro de 1858 para Guaicuhy, e a Tabella das Agencias do Correio do Imperio de 1885 lista Guacuhy com ano de criação de 1879. Aparentemente essa agência foi fechada por duas vezes.
Podemos seguramente relacionar a referência de Nova Monteiro com a lista de todas as agências postais mineiras, publicada na imprensa provincial em novembro de 1833:
O Universal, 13 de novembro de 1833
Aqui é bastante claro que havia uma (recém-criada?) agência em Barra do Rio das Velhas, enquanto o Rio das Velhas da coluna à esquerda era uma comarca que continha quatro agências postais (Sabará, Caethé, Itabira e Pitangui). Portanto, podemos relacionar a agência dessa Barra com boa margem de segurança ao carimbo pré-filatélico RMG-2123a, mostrado no catálogo RHM sob o código P-MG-54:
RMG-2123a, P-MG-54 (RHM)
Carimbos posteriores com o topônimo Guaicuhy já foram apresentados por R. Koester (Carimbologia XXI).
Comments