top of page
AutorenbildFabio Monteiro

RIO DAS CANÔAS, Rio de Janeiro (RRJ-0842)



Pode-se perguntar por que Rio das Canoas recebeu uma agência postal no império, uma vez que a localidade quase nem é encontrada em mapas, atuais ou antigos. Seja como for, o lugarejo está escondido num vale estreito dum subúrbio a leste de Teresópolis. Originalmente, Teresópolis era uma freguesia do município de Magé, que mudou de nome em 1891 para o município próprio de Santo Antônio do Paquequer, e no ano seguinte, para Teresópolis.

A primeira menção sobre uma agência postal em Rio das Canoas foi encontrada na imprensa local em janeiro de 1884. Possivelmente, esta agência fora criada no ano anterior:


Almanak Laemmert, 1884


Segundo esse horário de postagem acima, a mala postal de e para Rio das Canoas era enviada três vezes por semana via Magé. Mas logo surgiram problemas com o transporte fluvial do Rio para Magé, bem como queixas sobre correspondência danificada pela água, que vieram também a público. Visto que o transporte das malas postais pela Baía de Guanabara era feito livre de despesas para o poder público, aparentemente o pessoal encarregado não era muito zeloso:


Diario de Noticias, 15 de novembro de 1885


Com isso, não é de se admirar que a agência postal de Rio das Canoas fechou em fevereiro de 1886:



A Vanguarda, 27 de fevereiro de 1886


Nenhum carimbo imperial de Rio das Canoas apareceu até agora. Tendo em vista o curto período de operação da agência, um carimbo de lá deve ser bem raro.

4 Ansichten0 Kommentare

Aktuelle Beiträge

Alle ansehen

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page