top of page
AutorenbildFabio Monteiro

RIO CLARO, Goiás (RGO-0172)


Atlas do Imperio do Brasil, 1868


Entre as três agências postais imperiais com este nome, Rio Glaro de Goiás tem com certeza a história mais misteriosa. Os primeiros estrangeiros que lá chegaram, em volta de 1748, vieram em busca de diamantes no rio. O Rio Claro é um afluente do Araguaia que teve uma função importante na ocupação do território, por propiciar uma ligação fluvial entre as províncias de Goiás e Mato Grosso.

Em julho de 1833 fundou-se o distrito de Nossa Senhora do Rio Claro no município da capital provincial, que também se chamava Goiás, na época. Mais de um século depois, em 1938, o nome foi mudado para Itajubá, que significa pedra amarela em tupi-guarani, mas apenas cinco anos mais tarde foi novamente mudado: para Iporá, que significa rio bonito. E finalmente em 1948, Iporá seria elevada a município.

Não se encontrou, até agora, a data exata da criação da agência postal. A mais antiga menção desta na imprensa regional foi encontrada para fevereiro de 1875, o que faz supor que a agência tenha sido instalada pouco antes:


Correio Official, 20 de fevereiro de 1875


Já em junho de 1875 uma linha postal tinha sido criada entre Rio Claro e Rio Bonito (RGO-0170). Entretanto, a agência de Rio Claro deve ter sido fechada pouco tempo depois, pois não consta nem no Guia Postal do Império de 1880, nem na Tabela das Agências do Correio de 1885. Se levarmos em conta que a agência do Rio Bonito foi reaberta em 1879, esta deve ter sido então servida por uma nova linha de mala postal. A reabertura de Rio Claro ocorreu provavelmente entre 1885 e 1887, quando foi novamente referida na imprensa, desta vez com um funcionário voluntário:

Almanak de Goyaz, 1887


Nenhum carimbo postal imperial foi encontrado até agora.

3 Ansichten0 Kommentare

Aktuelle Beiträge

Alle ansehen

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page