Mapa Geral do Brasil, Rio de Janeiro, 1911
Atualização da versão impressa em 18 de abril de 2020
Veja também: Ribeirão Preto/SP (RSP-1095), Ribeirão Preto (Faxina)/SP (RSP-1097)
Ribeirão Branco chamava-se originalmente Ribeirão Preto. Como essa toponímia era comum a outra localidade importante da província de São Paulo (RSP-1095), convem distingui-las com cuidado para evitar uma confusão também presente na imprensa paulista.
No início temos um pequeno povoado chamado Ribeirão Preto, situado a uns 300 km a oeste de São Paulo e pertencente à paróquia de Santo Antonio da Boa Vista, no município de Faxina (hoje: Itapeva da Faxina). Em março de 1883, esse Ribeirão Preto mudou o nome para Distrito de Bom Jesus do Ribeirão Branco. Talvez essa mudança tenha sido propiciada pela criação, dois anos antes, da vila de Ribeirão Preto (RSP-1095) , ex-vila de Entre-Rios, que vinha se desenvolvendo rapidamente no norte da província.
O novo Ribeirão Branco permanceceu no município de Faxina até sua emancipação, em 1892. Mais tarde, já no século vinte, foi novamente rebaixado a distrito de Faxina, até readquirir seu status municipal definitivamente em 1944.
A agência do correio foi criada em 25 de junho de 1881, ainda sob o topônimo Ribeirão Preto:
Correio Paulistano, 28 de junho de 1881
Os carimbos desse período serão apresentados, quando surgirem, sob Ribeirão Preto (Faxina), RSP-1097.
Em setembro de 1886, a administração postal paulista anunciou a mudança do nome de cinco agências provinciais. O antigo Ribeirão Preto da Faxina passou a se chamar Ribeirão Branco, três anos e meio após a mudança toponímica, enquanto a agência de Entre-Rios foi então chamada de Ribeirão Preto (RSP-1095), mais de cinco anos depois da mudança oficial do nome da vila!
Para a desambiguação entre RSP-1095 e RSP-1097 veja Ribeirão Preto (Faxina, São Paulo (RSP-1097)
Existe até agora apenas um carimbo imperial sob Ribeirão Branco: RSP-1085a (Col. José A. Junges) tem um duplo círculo com RIBEIRÃO BRANCO (acima), onde o til da primeira palavra está exatamente entre as letras A e O, além dum ornamento em forma de naipe de paus em diagonal (abaixo), e a data dentro do círculo interno. Exemplares encontrados carimbados entre 1887 e 1897.
Kommentare