Carta Corographica da Provincia de Pernambuco, 1880
Outros nomes: Colônia Socorro, Sertãozinho, Sertãozinho de Baixo (1930)
A incrível história desse lugarejo no sul de Pernambuco próximo à divisa com Alagoas ainda é pouco conhecida. Em torno de 1870, quando o território era ainda área indígena, começaram invasões de fazendeiros de cana e posseiros, durante as quais o governo provincial iniciou um projeto de medição de terras. Em ca. 1872, o conflito entre as comunidades indígenas e os invasores passou do campo às páginas da imprensa pernambucana, enquanto o governo passava da medição à redemarcação do território.
Até julho de 1875 a antiga reserva indígena já havia desaparecido, para dar lugar a loteamentos coloniais. Seis meses mais tarde, uma agência postal foi criada na povoação, e iniciou suas operações no mês seguinte:
A Provincia, 6 de outubro de 1875
Diario de Pernambuco, 18 de novembro de 1875
Só em dezembro de 1877 o loteamento oficial foi a leilão público:
Diario de Pernambuco, 16 de dezembro de 1877
Em abril de 1878 o primeiro trem com 700 colonos chegou à estação de Cinco Pontas, para que fossem levados ao Riacho do Matto, distante dali uns 30 km. Quase todos esses colonos eram refugiados da seca, também de outras províncias nordestinas, outros eram da população pobre da periferia do Recife, que aceitaram abandonar a metrópole em troca de um pedaço de terra.. Na ocasião, a nova colônia foi chamada de Colonia Soccorro, e era flanqueada por outras duas, a Colonia Isabel (veja Koester, Carimbologia XII) e a Colonia Leopoldina (ver mapa acima):
Jornal do Recife, 5 de abril de 1878
Em apenas um mês, a população da Colônia Socorro já passava de 3.000 pessoas, e esse crescimento rápido e desordenado gerou diversos conflitos locais, fartamente divulgados na imprensa. Mesmo veteranos pernambucanos da campanha do Paraguai vieram em público reinvindicar seu quinhão de terra, na década de 80.
A partir de fevereiro de 1893 a colônia passou a ser um distrito do município de Água Preta, chamado Sertãozinho (nome de uma fazenda da região), e desde 1930 chama-se distrito de Sertãozinho de Baixo. Em 1938 Sertãozinho de Baixo tornou-se um distrito do município de Maraial.
Nenhum carimbo imperial foi ainda encontrado para esta localidade. Como a agência postal constava do Guia Postal do Império de 1880, mas desapareceu na Tabella das Agencias do Correio do Império para 1885, é de se supor que tenha sido suprimida nesse período.
Leia também:
Mariana Albuquerque Dantas: Do aldeamento do Riacho do Mato à Colônia Socorro: defesa de terras e aprendizado político dos indígenas de Pernambuco (1860-1880)
Edson Silva: Índios organizados, mobilizados e atuantes: história indígena em Pernambuco nos documentos do Arquivo Público
Comments