Mappa de Minas Geraes, 1910
Atualização de 14.03.2020 para o texto impresso
Veja também: N. S. do Retiro (Koester: Carimbologia XXVIII)
Existem pelo menos dois rios chamados Turvo em Minas Gerais. O menor deles é um afluente do Rio Sapucaí perto de Pouso Alegre, no extremo sul do estado. O rio deu seu nome ao atual município de Turvolândia, que antigamente era a freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Retiro, que por sua vez pertencera originalmente a Pouso Alegre, antes de se tornar um distrito de São Gonçalo do Sapucaí em 1880, e da emancipação municipal, em 1962.
Turvolândia, com seus 5 mil habitantes, ainda hoje não é grande, e localiza-se um pouco afastada do antigo caminho que ligava Ouro Preto a São Paulo. Por isso, parece estranho que lá foi criada, em dezembro de 1879, uma agência postal, segundo informa Paula Sobrinho (História Postal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1997).
Depois da impressão da Carimbologia (Q-R) no final de 2019, descobrimos que a outra agência mineira de Retiro, uma estação da E.F. D. Pedro II próxima a Juiz de Fora, era ainda mais antiga do que sua homônima em Pouso Alegre. Portanto, as duas obliterações manuscritas inicialmente aqui catalogadas (RMG-2100a e RMG-2100b), passam a ser vinculadas à outra agência de Retiro (RMG-3580).
A obliteração restante, RMG-2100c (Col. José A. Junges) mostra um duplo círculo com a inscrição RETIRO (acima), além da data dentro do círculo interno. O único exemplar encontrado foi carimbado em 1884.
Um carimbo posterior, com a inscrição N.S. DO RETIRO, já foi apresentado por R. Koester (Carimbologia do Brasil Clássico XXVIII, Lohmar, 1986).
Comments