Mapa Postal, 1880 (apud agenciaspostais.com.br)
No Brasil imperial, um registro era um posto fiscal localizado em algumas rotas comerciais, como trilhas de tropeiros ou rios, para recolher impostos e tributos pelos produtos transportados pelas mesmas, como gado, produtos agrícolas, ou mesmo escravos. Quanto mais intenso o movimento nessas rotas, maior a necessidade de segurança, abastecimento e alojamento para os funcionários encarregados. Não é de se admirar, portanto, que alguns desses registros foram o núcleo colonizador de localidades brasileiras hoje existentes. A mais conhecida delas é, sem dúvida, o Registro paulista, um município desde 1944.
O Registro das Flores foi instalado na confluência do rio homônimo com o Rio Preto, próximo de Valença, província do Rio de Janeiro próximo à divisa com Minas Gerais. No império, a localidade chamava-se Porto das Flores, mas em 1943 o nome mudou para Manuel Duarte, que hoje é um distrito do município de Rio das Flores.
A agência postal local começou a operar em setembro de 1866, mas pelo visto foi desativada ainda antes da proclamação da República. Nenhum carimbo imperial foi encontrado até agora.
Correio Mercantil, 7 de setembro, 1866
Porto das Flores, Arquivo Público Mineiro (apud estacoesferroviarias.com.br)
Comments