top of page

REGISTRO DAS FLORES, Rio de Janeiro (RRJ-2153)

  • Autorenbild: Fabio Monteiro
    Fabio Monteiro
  • 21. März 2020
  • 1 Min. Lesezeit

Aktualisiert: 22. März 2020


ree

Mapa Postal, 1880 (apud agenciaspostais.com.br)


No Brasil imperial, um registro era um posto fiscal localizado em algumas rotas comerciais, como trilhas de tropeiros ou rios, para recolher impostos e tributos pelos produtos transportados pelas mesmas, como gado, produtos agrícolas, ou mesmo escravos. Quanto mais intenso o movimento nessas rotas, maior a necessidade de segurança, abastecimento e alojamento para os funcionários encarregados. Não é de se admirar, portanto, que alguns desses registros foram o núcleo colonizador de localidades brasileiras hoje existentes. A mais conhecida delas é, sem dúvida, o Registro paulista, um município desde 1944.


O Registro das Flores foi instalado na confluência do rio homônimo com o Rio Preto, próximo de Valença, província do Rio de Janeiro próximo à divisa com Minas Gerais. No império, a localidade chamava-se Porto das Flores, mas em 1943 o nome mudou para Manuel Duarte, que hoje é um distrito do município de Rio das Flores.


A agência postal local começou a operar em setembro de 1866, mas pelo visto foi desativada ainda antes da proclamação da República. Nenhum carimbo imperial foi encontrado até agora.


ree

Correio Mercantil, 7 de setembro, 1866


ree

Porto das Flores, Arquivo Público Mineiro (apud estacoesferroviarias.com.br)

Kommentare


Post: Blog2_Post

Subscribe Form

Thanks for submitting!

0721688193

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 Picote & Filigrana. Erstellt mit Wix.com

bottom of page