Atlas do Imperio do Brasil, 1868
A origem e significado do nome Quixeramobim têm sido objeto de discussão entre estudiosos ao longo dos séculos. Mesmo o famoso botânico alemão Carl Philipp Fr. Von Martius (1794-1868) tentou elucidar esse mistério, citando uma origem tupi. Mas uma explicação mais recente, da socióloga Analucia Sulina Bezerra, diz que o nome deriva de Quixará, um grupo étnico tapuia.
Quixeramobim já era vila em 1766, tornou-se cidade em 1856, e, segundo nos conta Nova Monteiro, recebeu sua agência postal em 4 de março de 1846. Se considerarmos que a cidade tinha por volta de 1880 mais de 15 mil habitantes (Guia Postal do Império) , é de se perguntar onde foram parar os carimbos imperiais de lá.
O carimbo mais antigo de Quixeramobim até agora conhecido é QCE-0265a (Col. José A. Junges): um círculo duplo com a inscrição QUIXERAMOBIM (acima) e a data dentro do círculo interno. Talvez havia também um ornamento no arco inferior, que desapareceu no exemplar de 1896.
Um segundo carimbo, QCE-0265b (Col. Dieter Kerkhoff), foi aplicado num canto do selo, portanto informa muito pouco, e possívelmente seria republicano. Semelhante ao carimbo anterior, este agora apresenta (CEARÁ) dentro do arco inferior. Encontrado num selo emitido a partir de 1897.
Comments