top of page
AutorenbildFabio Monteiro

QUIPAPÁ, Pernambuco (QPE-0485)


Atlas do Imperio do Brasil, 1868


A vila de Nossa Senhora da Conceição de Quipapá foi fundada em 1879, depois da emancipação do município de Panelas, mas a agência postal foi criada quatro anos antes, conforme a imprensa local informa:

Diário de Pernambuco, 4 de agosto de 1875


Existem duas explicações possiveis para esse nome estranho. A primeira seria originária de Quipacá, que significaria um esconderijo de escravos fugidos, num dialeto africano. A segunda seria derivada da palavra indígena Quipaquipá, que significaria muitos cactos.


Segundo o Guia Postal do Imperio de 1880, Quipapá já teria mais de 15 mil habitantes naquela época. Não admira, portanto, que em janeiro de 1885 foi lá construída uma estação da E.F. de Recife ao São Francisco. A partir de então, os malotes de correio de e para a localidade foram transportados por via férrea:


Diario de Pernambuco, 15 de janeiro de 1885


Até agora, o mais antigo carimbo conhecido de Quipapá é um tipo francês, QPE-0485a (Col. Jorge L. Pedreira), que consistia num pequeno duplo círculo. Inscrição acima com o topônimo, e abaixo temos a típica estrelinha entre parênteses. A data, quando havia, ficava dentro do círculo interno. Mais tarde surgiu um carimbo ferroviário, QPE-0485b (Col. José A. Junges): um duplo círculo com a inscrição EST. QUIPAPÁ (acima) e PERNAM.o (abaixo), com a data (1891) dentro do círculo interno.

2 Ansichten0 Kommentare

Aktuelle Beiträge

Alle ansehen

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page