MANGA, Minas Gerais (MMG-1540)
- Fabio Monteiro
- vor 1 Tag
- 1 Min. Lesezeit

Villiers de l'Ile Adam: Carta (...) da Provincia de Minas Geraes, 1849
Outros nomes: São Caetano do Japoré, Amador, Sto. Antonio da Manga
Este arraial foi, a partir de 1731, um porto da Freguesia de São Caetano do Japoré, na margem oeste do São Francisco, na região da Vila de Januária, localizado a 790 quilômetros ao norte da posterior capital provincial, Ouro Preto. Por volta de 1850, o lugar foi renomeado para Porto de Manga do Amador e, cerca de 30 anos depois, ascendeu à Freguesia de Sto. Antonio da Manga. Em setembro de 1891, o local recuperou o antigo nome de S. Caetano do Japoré e tornou-se distrito. Desde setembro de 1923, a localidade chama-se Município de Manga.
Foram encontradas duas datas para a criação da agência postal local. Por um lado, em abril de 1885, como escrevem Paula Sobrinho (História Postal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1997) e R. Koester (Carimbologia XXVII). A segunda data é agosto de 1889, quando a agência postal foi transferida de Morrinhos para Manga, conforme relatado pelo Boletim Postal de setembro daquele ano.

Boletim Postal nº 5/1889
De acordo com Paula Sobrinho (op. cit.), a agência postal foi fechada novamente em junho de 1900. Até o momento, nenhum carimbo postal imperial dessa agência foi encontrado.
Comments