ITAPURA (Colônia Militar), São Paulo (ISP-0625)
- Fabio Monteiro
- 28. Jan.
- 2 Min. Lesezeit

Provincia de São Paulo, 1886
Outros nomes: Novo Oriente, Pereira Barreto
Essa colônia militar foi criada em julho de 1858 na margem norte da foz do Tietê no Rio Paraná, diretamente na fronteira com o atual Mato Grosso do Sul, 680 quilômetros a noroeste da capital da província de São Paulo, e tinha como objetivo garantir a proteção do flanco ocidental do Brasil. Quando a Guerra do Paraguai estourou em 1864, a colônia provavelmente ainda não estava pronta para operação. Foi somente em outubro de 1909 que se tornou um distrito do Município de S. José do Rio Preto e, em dezembro de 1924, do distrito de Novo Oriente, que agora pertencia ao Município de Monte Aprazível. Em novembro de 1938, o distrito foi elevado a Município de Pereira Barreto. O nome homenageia Luiz Pereira Barreto (1840-1923), médico, cientista e professor universitário, considerado o descobridor do guaraná como medicamento, entre outras coisas.

Luiz P. Barreto (Foto: Militão A. De Azevedo, Museu Paulista da USP)
A sede municipal de Pereira Barreto era agora uma antiga fazenda de imigrantes japoneses, localizada a cerca de 25 quilômetros a leste da antiga colônia militar de Itapura. Itapura foi rebaixada a distrito em fevereiro de 1959, pois o reservatório de Jupiá (usina hidrelétrica Eng. Souza Dias) inundou toda a vila no ano seguinte.
A antiga vila de Itapura foi transferida para um local mais alto e, cinco anos depois, tornou-se o novo Município de Itapura. O antigo prédio administrativo da colônia militar, o Palácio do Imperador, foi amplamente reformado a partir de 2021:

Palácio do Imperador, em agosto de 2020 (Foto: Vinicius D. B. de Oliveira, em Google Maps)
A agência postal local foi criada em agosto de 1883, conforme anunciado na imprensa carioca:

Jornal do Commercio/RJ, 05.08.1883
O carimbo postal mais antigo da Colônia de Itapura até agora é ISP-0625a (imagem: Felipe Piccinini):

ISP-0625a (FP) 1891
Comments