Atlas do Imperio do Brasil, 1868
Outros nomes: Cabeceiras do Pajeú
A Freguesia das Cabeceiras do Pajeú de S. José da Ingazeira, que existe desde 1836, pertencia à Vila de Flores e estava localizada na margem sul do Pajeú, 380 quilômetros a oeste da capital da província, Recife. Em maio de 1852, foi elevada a Vila de Ingazeira, seguida de um período agitado em que a sede da Vila foi transferida ora para Ingazeira, ora para a vila vizinha de Afogados (hoje: Afogados da Ingazeira). Isso terminou em dezembro de 1948, quando Ingazeira se tornou um distrito do município de Tabira. Ingazeira só voltou a ser um município independente a partir de dezembro de 1963. O nome se refere a uma planta da família Fabaceae:
Inga feuillei (Foto: Drew Avery, Wikipedia)
Reinhold Koester escreve em Carimbologia XXII que havia uma agência postal no local desde setembro de 1854. A criação da agência é confirmada pela imprensa regional:
Diario de Pernambuco, 07/10/1854
Nova Monteiro, no entanto, em Administrações e Agencias Postaes do Brasil Imperio (Brasil Filatelico/RJ, 1934-5; reimpressão SPP 1994-1999), dá uma data em janeiro de 1855, que poderia ter sido o início do funcionamento da agência postal.
O primeiro carimbo postal ainda não foi encontrado. R. Koester (op. cit.) mostra um carimbo por ele atribuído a Ingazeira/PE, que acreditamos se tratar antes de um carimbo de Joaseiro, na Bahia:
Ingaseiro/PE ou Joaseiro/BA?
Esse foi seguido pelo tipo francês IPE-0315b, cuja ilustração, infelizmente, ainda não foi encontrada.
Super!