top of page
AutorenbildFabio Monteiro

FURO DO BREU, Pará (FPA-0105)


Atlas do Imperio do Brasil, 1868


Aqui temos outro lugar que hoje desapareceu do mapa. A palavra furo ainda é usada hoje no estado do Pará para indicar um curso d'água. Portanto, Furo do Breu pode ser traduzido como Caminho das Águas Escuras. De qualquer forma, desde novembro de 1886 era um pequeno povoado da então recém-fundada Vila de Anajás, localizado na parte oeste da ilha de Marajó, cerca de 250 quilômetros a oeste da capital da província, Belém. Obviamente, a vila estava localizada em uma importante via fluvial ao norte da grande ilha. Hoje, restam apenas algumas casas em três pontos do Baixo Rio Anajás, que juntas têm menos de 100 habitantes. A viagem de barco até Belém leva umas 24 horas.


A agência postal local provavelmente foi construída entre o final de 1886 e o início de 1887. No início de 1886, a imprensa regional mencionou o pedido de criação de uma agência com um encarregado provisório:

A Constituição, 20/01/1886


Em fevereiro de 1887, o correio já passava de barco pelo Furo do Breu:

O Liberal do Pará, 10/02/1887


A agência ainda estava em funcionamento em março de 1888, após o que todos os vestígios do serviço postal foram perdidos. Até o momento, não se conhece nenhum carimbo postal imperial do Furo do Breu, na província do Pará. Se existirem, são extremamente raros.


6 Ansichten0 Kommentare

Aktuelle Beiträge

Alle ansehen

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page