Atlas do Imperio do Brasil, 1868
Outros nomes: São Miguel do Guajiru, Boca da Mata
O povoado foi originalmente batizado em homenagem à vila portuguesa de Extremoz e, segundo consta, recebeu o nome de Vila Nova de São Miguel e N. Sra. dos Prazeres de Extremoz já em junho de 1755. Localizava-se na margem norte do lago de mesmo nome, 20 quilômetros a noroeste da futura capital da província de Natal. Como não era incomum no nordeste do Brasil, o povoado inteiro foi transferido 15 quilômetros a noroeste para o antigo Arraial de Boca da Mata, na margem sul do Ceará-Mirim, em agosto de 1855, e passou a ser chamado de Briosa Vila de Ceará-Merim.
Em novembro de 1892, Extremoz tornou-se um distrito do Município de Ceará Mirim e só em abril de 1963 renasceu como Município de Extremoz.
Houve uma agência postal na Extremoz imperial durante dois períodos. Não sabemos quando começou o primeiro, mas deve ter sido antes de 1854. Como a agência postal não é mencionada no Guia do Correio do Brasil para o ano de 1857, ela deve ter sido fechada pouco antes e logo reaberta, pois outro fechamento ocorreu em agosto de 1860, quando a agência postal foi transferida para Ceará Mirim.
Relatorio do Presidente da Provincia, abril de 1861
Ainda não foram encontrados carimbos postais imperiais de Extremoz.
Commentaires