Provincia de Minas Geraes, 1873
Outros nomes: N. Sra. da Piedade da Boa Esperança, Rio Espera (1911)
Esta localidade era antigamente um curato chamado N. Sra. da Piedade da Espera, pertencia à Freguesia de S. José do Chopotó na área da Vila de Barbacena e estava localizada na nascente do Rio Espera, 75 quilômetros ao sul da capital da província, Ouro Preto. Em junho de 1850, tornou-se uma freguesia da Vila de Piranga, e passou a se chamar N. Sra. da Piedade da Boa Esperança em novembro de 1866. Desde agosto de 1911, é o município de Rio Espera.
A agência postal local foi aberta pelo menos duas vezes. A data da primeira criação ainda não foi determinada e, em junho de 1861, foi anunciado seu fechamento:
Expediente do Ministério da Agricultura, 21/06/1861
Paula Sobrinho (História Postal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1997) e R. Koester (Carimbologia XXXI) indicam setembro de 1876 como a data de reabertura. Nessa época, o local já era chamado de Piedade da Boa Esperança, com carimbos postais correspondentes, embora o antigo nome Piedade da Espera ainda fosse mencionado na imprensa até 1884.
É provável que os carimbos postais imperiais com Espera (ou Piedade da Espera) provenham do primeiro período postal. Infelizmente, ainda não conseguimos vê-los.
Comments