Carta da Republica dos Estados Unidos do Brazil, 1892
Outros Nomes: S. Pedro, S. Pedro de Alcântara, Pindaré-Mirim (1943)
A história moderna da localidade começou em 1839, com a fundação da colônia agrícola de S. Pedro na margem sul do Pindaré, 250 quilômetros ao sul da capital da província, São Luís do Maranhão. Em agosto de 1880, foi inaugurada ali uma grande usina de açúcar, o Engenho Central de S. Pedro de Alcântara do Pindaré, que pertencia à Cia. Progresso Agrícola e hoje é o símbolo da cidade.
Foto: Gustavo Brito (Google Maps)
No entanto, a imponência do prédio não esconde o fato de que a infraestrutura da região continuava precária, o que também se reflete na história administrativa da cidade. Por volta de 1890, tornou-se um distrito da Vila de Monção e, em abril de 1918, foi elevada à Vila de S. Pedro, que se tornou cidade cinco anos depois. Em abril de 1931, foi rebaixada a distrito do Município de Monção e, dois meses depois, foi reelevada a Município de São Pedro, que passou a se chamar Pindaré-Mirim desde dezembro de 1943.
Correio de Pindaré-Mirim, meados do século XX (Foto: IBGE)
Reinhold Koester escreve em Carimbologia XVII que havia uma agência postal no local desde dezembro de 1887, mas isso deve ser um erro de transcrição, pois a nova agência postal foi noticiada na imprensa regional um ano antes:
A Pacotilha, 08/01/1887
Infelizmente, ainda não conseguimos ver um carimbo postal do Engenho Central da Província Imperial do Maranhão.
Comments