top of page
AutorenbildFabio Monteiro

CANGUARETAMA, Rio Grande do Norte (CRN-0045)


Atlas do Imperio do Brasil, 1868


Outros nomes: Uruá, Vila Flor


A história desse lugar, assim como a da agência postal local, apresenta muitas lacunas. O antigo povoado de Uruá pertencia a Vila Flor e estava situado na margem norte do rio Cunhaú, atual Curimataú, 80 km ao sul da capital da província, Natal. Vila Flor perdeu seu status de vila para Uruá, que passou a se chamar Canguaretama, em julho de 1858, devido a uma epidemia ou outro desastre natural. Canguaretama é uma cidade desde abril de 1885. O nome indígena significa muitos Canguás. Canguá é o nome popular do Bairdella ronchus, um peixe da família Scienidae, ou seja, um primo da corvina.


Bairdella ronchus (Cuv. 1810) Foto: U. Krumme


Até o momento, não foi possível saber exatamente desde quando havia uma agência postal imperial por lá. Vila Flor ainda tinha uma agência postal por volta de 1856, mas ela foi transferida para a vila vizinha de Penha por volta de 1860, onde ainda estava em funcionamento em 1872. Entretanto, uma agência postal em Canguaretama é mencionada no relatório do presidente da província em 1873:


Relatorio do Presidente da Provincia, junho de 1873


Essa agência postal deve ter fechado até 1879, pois não é mencionada no Guia Postal do Império de 1880 nem na Tabella das Agencias do Correio do Imperio (Rio de Janeiro, 1885). Entretanto, pode-se presumir que ela foi reaberta no final do século XIX, ao mais tardar. Até o momento, não se conhecem carimbos postais imperiais de Canguaretama.

8 Ansichten0 Kommentare

Aktuelle Beiträge

Alle ansehen

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page