Serviço Geologico e Mineralogico do Brasil, 1910
Outro nome: Margareta
A história da localidade começa em 1584, com a construção da fortaleza de Santa Catarina na ponta da península 15 km ao norte da futura capital da província, Parahyba (atual João Pessoa). 60 anos depois, a fortaleza foi tomada por corsários holandeses, que a batizaram de Margareta. Após a libertação, a população da vila cresceu lentamente e Cabedello provavelmente só se tornou um distrito da Paraíba no final do século XIX. O local era o porto comercial mais importante da província.
A inauguração da estação ferroviária no final da linha de Cabedello pela E.F. Conde d'Eu em março de 1889, quando Cabedello se tornou um município. Esse status foi perdido em novembro de 1928, mas retornou em dezembro de 1956, quando Cabedelo (como se escreve agora) passou a ser o menor e menos populoso município do estado da Paraíba.
Estação ferroviária de Cabedello, por volta de 1970 (estacoesferroviarias.com.br)
A linha férrea passou para a Great Western Railway em 1901, para a Rede Ferroviária do Nordeste em 1950, para a Rede Ferroviária Federal em 1975 e, desde 1997, pertence à Cia. Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU).
Estação Cabedello, 2021 (Foto: Rodrigo Henrique, em estacoesferroviarias.com.br)
R. Koester escreve em Carimbologia VII que a agência postal da estação foi criada em agosto de 1889, o que não é totalmente correto: em 5 de agosto de 1889, uma nota da administração postal do Rio foi para a administração provincial da Parahyba. Era uma resposta a uma consulta feita em março daquele ano, sobre como o agente postal deveria ser remunerado.
Boletim Postal V, setembro de 1889
Portanto, a decisão de se criar uma agência postal em Cabedello deve ter sido tomada antes - e seu funcionamento é posterior. O carimbo postal mais antigo é BPB-0075a e já foi mostrado na Carimbologia VII de R. Koester:
BPB-0075a (RK)
Comentarios