top of page

BARRA, Rio Grande do Sul (BRS-0025)

  • Autorenbild: Fabio Monteiro
    Fabio Monteiro
  • 10. März 2023
  • 2 Min. Lesezeit

ree

Estado do Rio Grande do Sul, 1891


Texto atualizado em 10 de março de 2023


Esta agência postal já causou muita dor de cabeça. R. Koester (Carimbologia III) não pôde concluir definitivamente se se tratava de um pequeno assentamento perto de S. José do Norte ou da atual cidade de Barra do Ribeiro. Acreditamos que a primeira alternativa é a correta e estamos falando de N. Sra. da Boa Viagem da Barra do Rio Grande, uma pequena povoação que ainda é um subúrbio rural de S. José do Norte, localizada 320 km ao sul da capital Porto Alegre.


Como aponta Nova Monteiro em Administrações e Agencias Postaes do Brasil Império, (Brasil Filatelico/RJ, 1934-5; Reprint SPP 1994-1999), desde novembro de 1867 havia ali uma agência dos correios. Naquela época, o que hoje é Barra do Ribeiro não era um assentamento digno de menção, enquanto Barra do Rio Grande era eminentemente importante por dois motivos. Primeiro, a foz do canal da Lagoa dos Patos foi um ponto estratégico de defesa numa região com séculos de guerra. Em segundo lugar, esta mesma barra foi um desafio para todos os comandantes de navios, pois o acesso em mar aberto com fundo de areia fina causava uma constante mudança de canal de navegação, fazendo com que inúmeros navios encalhassem ao longo do tempo.


Este problema foi reconhecido desde cedo e também pode explicar porque a colonização da província mais meridional do Brasil foi relativamente lenta. Mas foi só por volta de 1880 que uma equipe de engenheiros da Inglaterra encarregou-se da tarefa, e só em 1919 os dois molhes que protegem a entrada do canal foram concluídos.


ree

Google Maps


Os carimbos dos correios imperiais da Barra tampouco apareceram. O exemplo abaixo (Col. Klerman Lopes) fora inicialmente atribuído como BRS-0025a, mas é mais provável que pertença à Barra de S. Matheus na província do Espírito Santo (ver BES-0035):

ree

(KL) 1866ff


Como a agência da Barra não estava listada na Tabella das Agencias do Correio do Império (Rio de Janeiro, 1885) e depois disso, podemos supor que as obras no canal de navegação a tornaram redundante e ela foi fechada por volta de 1880. Ou foi simplesmente substituída nos anos 80 por um posto telegráfico, que podia informar o respectivo status de navegação mais rapidamente:

ree

A Federação, 09.01.1885


Em julho de 1890 - ou seja, no início da República - foi criada uma agência dos Correios em Barra, mas esta provavelmente é a Barra do Ribeiro. Os carimbos postais são círculos duplos com inscrições BARRA acima e (S.P. DO SUL) abaixo.

Kommentare


Post: Blog2_Post

Subscribe Form

Thanks for submitting!

0721688193

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 Picote & Filigrana. Erstellt mit Wix.com

bottom of page