Bellegard-Niemeyer: Carta Corographica da Provincia do Rio de Janeiro, 1867
O Rio Macabu nasce da serra do mesmo nome no estado do Rio de Janeiro e originalmente fluía para o leste por cerca de 120 km até sua foz na Lagoa Feia. Com a construção de uma usina hidrelétrica na Barragem da Tapera em 1950, no município de Trajano de Morais, o Macabu foi desviado por um canal subterrâneo para o Rio Macaé. Entretanto, 5 km mais adiante, o rio ressurge e retoma sua direção original. Portanto, o Macabu tem duas fontes e duas barras.
Na foz do rio até a Lagoa Feia havia um assentamento agora desaparecido chamado Barra do Macabu, que pertencia à freguesia de Dores do Macabu, no município de Campos, 250 km ao nordeste da capital Rio de Janeiro.
O correio da Barra do Macabu foi criado em agosto de 1869, como escreve Nova Monteiro em Administrações e Agencias Postaes do Brasil Império (Brasil Filatelico/RJ, 1934-5; Reprint SPP 1994-1999), mas já estava fechado "por volta de 1875", como nos conta Paulo Novaes em agenciaspostais.com.br. Nenhum carimbo do correio imperial desta localidade foi encontrado até agora, ele deve ser extremamente raro.
Kommentare