Quem escreve é Fabio Monteiro, um brasileiro que vive desde 1981 na Alemanha. Aqui me formei (pela segunda vez, mas isso é outra história), continuei meu trabalho, constituí família, e agora escrevo. Sobre filatelia, sim, mas não só.
Sou membro ativo da ArGe-Brasilien. ArGe é uma abreviação para Arbeitsgemeinschaft, que significa Grupo de Trabalho, e o tema desse trabalho é a filatelia brasileira . Essa associação existe desde 1974, publica anualmente dois boletins com relatórios de pesquisas, além de uma série de monografias. Mais informações aqui:
Em 2019, concretizamos um projeto ambicioso: a continuação da Carimbologia do Brasil Clássico, de Reinhold Koester (1911-1994). Koester era um filatelista alemão que veio a trabalho ao Brasil, apaixonou-se pelo país e por aí ficou. Em 1961 começou a listar todas as agências postais brasileiras criadas entre 1798 e 1889, em ordem alfabética, no boletim Brasil Filatélico, do Clube Filatélico do Brasil, Rio de Janeiro. Chegou até o final da letra P, dois anos antes de seu falecimento.
Na continuação publicada em 2019 pela ArGe-Brasilien, com as agências das letras Q e R, optamos por mudar o estilo editorial da Carimbologia, transformando-a numa espécie de catálogo, onde todos os dados mais importantes (e, é claro, as imagens dos carimbos) estariam presentes, para deixar os textos complementares neste blog, acessíveis também aos que não adquiriram os livros, portanto. A vantagem dessa medida: o conteúdo da publicação impressa pode ser sempre atualizado, completado e corrigido. Para tanto, sou desde já grato a todos os comentários pertinentes.
Mas este blog não será somente dedicado à Carimbologia. Haverá outros conteúdos, filatélicos ou não, mais ou menos separados em categorias. Fique à vontade para suas obeservações, críticas e comentários. Tudo será publicado, desde que não contenha fake news ou discurso de ódio. Pois para estes últimos há lugar de sobra na internet.
Comments