Atlas do Imperio do Brasil, 1868
Esta vila era originalmente uma freguesia de Vila Nova da Princesa (hoje Açu), que foi elevada à Vila de S. José dos Angicos em abril de 1833. Estava localizada na margem sul do rio Pataxós, 180 km a oeste da capital da província Natal. Em março de 1835, foi rebaixada como freguesia do município de Macau, mas recuperou o status de vila em outubro de 1836. Angico é a designação comum a várias árvores dos gêneros Piptadenia, Parapiptadenia e Anadenanthera da sub-família Mimosoideae. Elas são nativas da América tropical, principalmente do Brasil, e também são exploradas e/ou cultivadas devido à boa qualidade da sua madeira (Wikipedia):
Anadenanthera colubrina (CC-BY SA 3.0)
Foram encontradas duas datas para a origem dos correios. Primeiro em 1818, como consta na Tabella das Agencias do Correio do Império (Rio de Janeiro, 1885). Depois, em fevereiro de 1843, como escreve Nova Monteiro em Administrações e Agencias Postaes do Brasil Império (Brasil Filatelico/RJ, 1934-5; Reimpressão SPP 1994-1999). Apenas um carimbo do correio foi visto para o Império: ARN-0010b (Col. Jorge L. Pedreira) é um círculo duplo com a inscrição ANGICOS na parte superior. As datas internas provêm do período de 1882 a 1896.
De Natal pra Fortaleza por terra deve ser uma viagem muito bonita. Qualquer ano desses...Abs
Em uma viagem de férias pouco antes da Pandemia, indo de Natal para Fortaleza, conheci Angicos, uma cidadezinha tranquila, onde parei e tomei um guaraná Jesus geladinho pois o calor estava grande....